História

Comandos em Ação, a História

Este conteúdo também está disponível em vídeo. Clique para assistir.
Share on Facebook128Share on Google+0Pin on Pinterest55Tweet about this on Twitter

Venha com a gente conhecer a história dos Comandos em Ação, os heróis que fizeram a alegria de muitas gerações aqui no Brasil. Boa leitura!

A história começa no ano de 1964, quando a empresa estadunidense Hasbro cria a linha de action figures entitulada G.I. JOE, que eram bonecos grandes, medindo de 30cm de altura. Na época a Hasbro foi pioneira, pois brincar com bonecas era exclusividade das meninas. Os G.I. JOEs foram os primeiros bonecos visando os meninos. A Hasbro fabricou esta linha até 76 e aqui no Brasil a Estrela adquiriu os direitos e também fabricou a linha com o nome de Falcon de 1978 a 1984.

Veja o comercial da Hasbro dos anos 60 anunciando o produto:

G.I. JOE e Falcon

G.I. JOE e Falcon

Os bonecos foram um sucesso, tanto lá nos Estados Unidos, quanto aqui no Brasil, porém se vivia um fato histórico, que afetou a indústria de brinquedos e a transforou para sempre, que foi a crise do petróleo. A mesma crise que inspirou a criação dos bonecos playmobil fez com que a Hasbro repensasse a quantidade de plástico usada para fabricar seus brinquedos e, foi então que, no ano de 1982, ela relançou a linha G.I. JOE, porém agora com os bonecos reduzidos, de apenas 10cm de altura.

Entre os anos de 1985 e 1986, a Hasbro encomendou da Sunbow Productions em parceria com a Marvel Productions Ltd. a série de desenhos animados, que rendeu um total de 85 episódios. Este desenho fez o maior sucesso e alavancou ainda mais as vendas tanto lá nos Estados Unidos, quanto aqui no Brasil, quando exibido no programa Xou da Xuxa, também nos anos 80. Veja a abertura do desenho G.I. JOE americano:

Na série de comerciais da linha nos anos 80, já dá de notar o foco nos veículos e não tanto nos bonecos, e ainda se nota o forte apelo que os desenhos animados traziam, pois era comum naquela década fazer séries de desenhos para fomentar a venda de produtos:

Esta linha também foi trazida para o Brasil em 1984 pela Estrela que a lançou com o nome de Comandos em Ação, na mesma época em que deixou de produzir o Falcon.

Comandos em Ação 1984

Alguns bonecos da primeira linha de 1984

Por curiosidade, veja como a Estrela se baseou nos logotipos da Hasbro para lançar os seus produtos.

Logos G.I. JOE e Falcon (Bonecos de 30cm)

Logos G.I. JOE e Falcon (Bonecos de 30cm)

Logos G.I. JOE e Comandos em Ação

Logos G.I. JOE e Comandos em Ação (Bonecos de 10cm)

Comercial da Estrela datado de 1988:

Além dos Estados Unidos e Brasil, os mesmos bonecos foram fabricados e vendidos em diversos países. Entre os países estavam Argentina, Índia, Japão, China, Venezuela, México, além de ter atingido outros países que não fabricavam, mas importavam e comercializavam os bonecos.

G.I. JOE outros países

G.I. JOE México, Índia e Venezuela

Em 1989, aqui no Brasil, as cores da logo original da Hasbro é incorporada à logo da Estrela alterando-a. Mas somente em 1993 o nome G.I. JOE passou a ser usado juntamente ao nome Comandos em Ação e a logo novamente muda.

Logos Comandos em Ação - 1989 e 1993

Logos Comandos em Ação – 1989 e 1993

Durante os 12 anos de fabricação a Estrela lançou um total de 8 séries dos bonecos articulados, a nossa querida linha Comandos em Ação, que fez história deixando números expressivos até o ano de 1995, quando a sua produção foi finalizada. Os números são um pouco controversos, mas a estimativa é que a quantidade de bonecos diferentes fabricados pela Estrela tenha ultrapassado a marca de 120 modelos, e aproximadamente 98 foi o número de veículos lançados.

A incerteza nos números se dá pelo fato de a Estrela misturar moldes e mudar cores e histórias dos personagens e assim criar outros bonecos diferentes, a estimativa é de que foram aproximadamente 37 bonecos exclusivos neste processo.

Abaixo um exemplo: Os dois bonecos originais (Flash e Cobra Invasor) deram origem a um terceiro personagem, exclusivo da Estrela, chamado de Cobra de Aço.

Bonecos exclusivos Estrela

Bonecos exclusivos Estrela

Com todo o apelo na época, o brinquedo foi um sucesso, deixando um grande número de colecionadores e fãs que sempre torciam para a série voltar a ser produzida, e eis que em 2002, a empresa brasileira Gulliver começou a importar os bonecos da série G.I. JOE vs. Cobra, mas infelizmente um conjunto de baixa distribuição e pouquíssima divulgação fizeram com que o sucesso não viesse e a série foi cancelada no final do ano de 2003.

G.I. JOE vs. Cobra - Gulliver

G.I. JOE vs. Cobra – Gulliver

A história não terminou por aí, pois em 2008 a Estrela que ainda detinha os direitos do nome Comandos em Ação, firmou contrato de 3 anos com a empresa chinesa Chap Mei para fornecer alguns bonecos da linha Soldier Force, e lançou o produto sob o nome de “Novos Comandos em Ação: Soldier”.

Veja o comercial do lançamento:

Esta nova linha trouxe os bonecos mais resistentes porque usou um material diferente, mais flexível para os bonecos, porém o número de articulações diminuiu. Infelizmente o produto também não obteve o mesmo sucesso do passado e o contrato acabou sendo encerrado com apenas 1 ano no mercado.

Novos Comandos em Ação

Novos Comandos em Ação

A linha dos bonecos G.I. JOE como apresentados aqui não são mais fabricados, mas devido ao sucesso da marca a Hasbro não deixa de lançar produtos com a assinatura. Nos anos de 2009 e 2013 foram lançados 2 filmes que levam o nome dos boneco de ação mais famosos do mundo e, atualmente, o 3ª filme da franquia está em produção. Os actions figures dos filmes são verdadeiras obras de arte. Veja:

Action Figures do Filme G.I. JOE

Action Figures do Filme G.I. JOE

A Estrela atualmente não tem nenhum produto associado à marca Comandos em Ação e nem há qualquer referência à marca no site oficial, já no site da Hasbro, além de alguns bonecos de 10 e 12 polegadas, há a divulgação de kit de máscara e espada do personagem Snake Eyes e da linha Kre-o (parecido com lego), sendo estes mais voltados para o público infantil.

A história dos G.I. JOEs ainda está sendo escrita e no decorrer destes mais de 50 anos alcançou e marcou muitas gerações que se divertiram e não esqueceram dos guerreiros, com os quais passaram horas e horas se divertindo.

Essas crianças cresceram e tornaram-se fãs e aí então a internet é bombardeada com fotos de coleções, sites e artigos. Se você também é um desses fãs e quer viajar mais por esse mundo, encontramos dois sites que são sensacionais: http://www.yojoe.com/ e o brasileiro http://www.yojoebrazil.com/.

Esperamos que tenha gostado de nos acompanhar pela nostalgia dos Comandos em Ação.

Gostei(19)Não Gostei(0)
(Visto 1.194 vezes)
Share on Facebook128Share on Google+0Pin on Pinterest55Tweet about this on Twitter

Este artigo chegou ao fim, diga se gostou abaixo. Leia outros artigos da categoria História

Se você também é um apaixonado por miniaturas como nós, deixe seu e-mail para receber as novidades do blog gratuitamente.


Fique tranquilo, não enviamos spam.

15 Comentários

  1. Rodrigo

    Nos EUA os G.I joe ainda são vendidos!! Mais modernos e com mais articulações. Sempre q vou trago para meu filho q adora!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    • Equipe mini Ás

      É verdade Rodrigo, a marca é forte por lá, até mesmo em razão dos filmes recentes.
      Abraço!

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  2. Rodrigo

    Pessoal, sou colecionador de Comandos em Ação até hoje!! Se alguém tiver algum pra vender, entre em contato comprobrinquedos@gmail.com

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    • Equipe mini Ás

      Legal Rodrigo. Fica a dica então aos leitores.
      Abraço!

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  3. Andre kaleu

    Pessoal meu nome é André kaleu, sou fã de comandos em ação, se alguem quiser trocar me incluí em algum grupo, whtas 87 9 9634-8368

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  4. MARCELO MOREIRA MARQUES

    otima materia...

    eu coleciono comandos em acao, quem tiver algum da infancia entra em contato comigo.

    24-97402-1568

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    • Equipe mini Ás

      Que bom que gostou Marcelo!
      Abraço!

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  5. demia fabricius

    Ótima matéria muitas saudades desses briquedos ainda tenho vários nunca tive coragem de dar ou desfazer meus briquedos preferidos

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    • Equipe mini Ás

      Que bacana Demia! Apesar de não tido muitos, também gostaria de ter guardado os meus. Boas lembranças...

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  6. Trooper-BR Customs

    Muito bom!! Parabéns pela matéria!!
    Coleciono Comandos em Ação/Gijoes até hoje!! Também customizo as versões modernas.
    Se quiser dar uma conferida, só ir ao meu blog, grande abs!
    Yo Joe!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    • Equipe mini Ás

      Que bacana! Mande o link de seu blog no email contato@minias.com.br para eu poder linkar em seu comentário para que outros leitores possam conferir também.
      Abraço!

      Gostei(1)Não Gostei(0)
      • Equipe mini Ás

        A quem posso interessar segue endereço do blog sobre informado pelo companheiro acima. O blog fala sobre customizações de Figuras de Ação G.I. Joe em escala 1:18 - http://trooper-br-customs.blogspot.com.br/

        Gostei(1)Não Gostei(0)
        • Trooper-BR Customs

          Muito obrigado pela citação!! Grande abs!!

          Gostei(0)Não Gostei(0)
  7. Tenizon

    Linda história....

    Gostei(0)Não Gostei(0)

Deixe um comentário