Share on Facebook2Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Este é o segundo post de uma série de 3 posts que juntos contam a história do Origami, esta milenar arte Japonesa que utiliza de papeis dobrados para formar desde figuras simples até formas detalhadas e muito lindas. Boa Leitura!

 

Leia Também: Origami – A História
Leia Também: Origami – Top 10 Origamistas Mais Famosos e Seus Trabalhos

Bem, ao passar de geração em geração não é de se estranhar que a técnica tenha sofrido melhorias e até que novas técnicas tenham surgido distinguindo-se da forma tradicional, a qual utiliza apenas uma folha de papel e não se faz uso de cortes ou cola.

Origamis - tipo tradicional

Origamis – tipo tradicional

Hoje são diversos os tipos de Origami, vamos começar pelo Modular, que é chamado assim quando é construído através de vários outros Origamis, ou seja, o origamista dobra pequenas peças para encaixá-las posteriormente umas nas outras formando um Origami final.

Origamis - tipo modular

Origamis – tipo modular

O Kusudama é outro tipo que faz uso da técnica modular. Ele é um enfeite em forma de bola geralmente com um pingente ou franja de fios e, que ficam normalmente pendurados para enfeitar o ambiente.

Nos primórdios esse tipo de Origami estava associado a cura e ervas medicinais e por isso ganhou esse nome que é composto por duas palavras: Kuso, que significa remédio e Dama que significa bola.

Origamis - tipo kusudama

Origamis – tipo kusudama

O Block folding também é outro tipo, que consiste em dobrar centenas de módulos triangulares e a partir da união desses módulos criar peças tridimencionais. Os mais populares são o cisne e o pavão.

Origamis - tipo block folding

Origamis – tipo block folding

Um tipo parecido é o Box Pleating que é a designação de uma técnica que consiste em dobrar em uma folha diversas linhas retas que se cruzam formando ao final quadrados, triângulos, retângulos  e que depois de dobrados formam figuras diversas.

Esta inclusive foi o formato utilizado pelo Google para homenagear Akira Yoshizawa, considerado o pai do origami moderno, na data do que seria seu 101º aniversário.

Origamis - tipo box pleating

Origamis – tipo box pleating

Outro tipo é o Origami Tesselation, que funciona por meio de uma grade de linhas base, sendo essas grades figuras geométricas (triângulos, quadrados, hexágonos, etc) e que formam figuras bonitas em uma folha de papel.

vOrigamis - tipo tesselation

Origamis – tipo tesselation

Wet Folding é o nome dado a um outro tipo de Origami, que é a designação para a técnica de se fazer Origami com o papel molhado, que basicamente consiste em borrifar água ou passar uma esponja úmida em um Origami pronto para poder fazer curvas no papel e criar modelos mais vivos. Para se fazer esta técnica o Origami deve ter sido feito com papel mais resistentes para que aguentem diversas dobras quando úmidos.

Origamis - tipo wet folding

Origamis – tipo wet folding

Kirigami é outro tipo de origami, cujo nome também se origina de outras duas palavras (Kiri, que significa cortar e Kami, que significa papel) e se traduz por cortes e dobras que tomam formas muito bacanas que “saltam aos olhos”. Por esse motivo também levam o nome de POP-UP, 3D ou arquitetura em papel.

Origamis - tipo kirigami

Origamis – tipo kirigami

E por falar em 3D, um outro tipo de origami cujo resultado final são peças em 3D é o Paper Craft. Esse tipo de origami geralmente é feita com diversos pedaços de papel, e esses pedaços são cortados, dobrados e colados uns aos outros.

Origamis - tipo paper craft

Origamis – tipo paper craft

Um outro tipo é o Oribana, que na verdade é a junção de duas artes Japonesas: a Ikebana, que a arte de arranjar as flores em estilo oriental e o Origami. No Oribana é tudo feito em papel. Tanto flores, folhas e até os vasos.

Origamis - tipo oribana

Origamis – tipo oribana

E seguindo esta mesma linha ainda temos a junção das bijuterias com origami, conhecido como Orijouteria e ainda uma variação onde os origamis são feitos com folhas de papel higiênico, chamado de Toleigami.

Origamis - tipo orijouteria e toleigami

Origamis – tipo orijouteria e toleigami

E para finalizar a nossa grande lista, um último tipo que ainda é pouco difundido: o Mirrorgami ou Origamirror, que é o uso de pedaços de espelhos nos origamis.

Origami - tipo origamirror

Origami – tipo origamirror

Bem, depois de falarmos sobre o surgimento do Origami, e a lenda dos Tsurus no primeiro artigo da série, neste segundo artigos falamos dos diversos tipos de Origamis e então agora podemos continuar nossa jornada conhecendo os origamistas mais famosos e seus trabalhos no terceiro e último artigo da série. Vamos lá?

Antes de seguir é bom lembrar que você pode seguir o mini Ás no Pinterest onde mantemos um painel inteiro dedicado ao Origami. Não deixe de visitar então nosso painel no pinterest dedicado ao origami.

Continua…

Continue Lendo: Origami – Top 10 Origamistas Mais Famosos e Seus Trabalhos
Leia Também: Origami – A História

Gostei(4)Não Gostei(0)
(Visto 1.999 vezes)
Share on Facebook2Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter