Share on Facebook3Share on Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Se hoje a marca LEGO, no mercado desde os anos 30, é tão forte, no passado nem sempre foi assim. Vamos lembrar hoje de um de seus fortes concorrentes, o TENTE.

No início dos anos 70, mais precisamente em 1972, um concorrente dos tijolinhos da LEGO chegou ao mercado, era a linha de brinquedos TENTE, criados pela empresa espanhola Exin.

Logo TENTE

No início o TENTE era bem similar aos modelos da LEGO, com peças retangulares, sem muitos detalhes. A diferença mais visível eram os furos no centro dos pinos dos tijolos, que permitiam outros tipos de encaixes.

Veja abaixo a comparação de peças LEGO (a esquerda) com as peças TENTE (a direita).

Comparação pecas LEGO e TENTE

Comparação pecas LEGO e TENTE

E abaixo alguns dos primeiros modelos TENTE

Primeiros modelos TENTE

Com o sucesso do brinquedo, novas linhas surgiram, e aí sim lá no final dos anos 70 notava-se uma diferença do seu principal concorrente. Ele deixou então de ser uma cópia melhorada e passou a ter personalidade própria.

Alguns modelos TENTE - 1980

Alguns comerciais da linha TENTE nos anos 80, de diferentes fabricantes, dão conta de como os simples blocos evoluíram para naves espaciais, navios, e principalmente robôs transformáveis em veículos, uma das suas principais linhas, a Roblock.

Comercial Clementoni

Comercial Hasbro

Pablo Dominguez, designer espanhol, conta em um artigo muito engraçado em seu blog, o porquê que na sua infância nos anos 80, escolhia sempre o TENTE ao invés do LEGO: “Os modelos TENTE eram veículos militares, naves espaciais (…) enquanto LEGO vinha com uma proposta mais infantil…”. Vale muito a pena ler o artigo do Pablo, para dar umas boas risadas com a comparação que ele faz de TENTE vs LEGO.

O brinquedo foi fabricado e comercializado em diversos países do mundo, como Estados Unidos, Japão, entre outros, inclusive no Brasil, durante os anos 80, pelas mãos da já extinta Inbrima. Fabricados e comercializados pela Inbrima foram as linhas exploração do universo, cósmica e a Roblock.

Inbrima - TENTE anos 80 - Exploração do universo

Inbrima – TENTE anos 80 – Exploração do universo

Inbrima - TENTE anos 80 - Roblock

Inbrima – TENTE anos 80 – Roblock

A Inbrima encerrou suas atividades ainda durante a década de 80, vendendo seu complexo industrial para a Brinquedos TROL, porém a produção do brinquedo foi descontinuada no país.

No auge da fabricação, em meados dos anos 80, a linha TENTE contava com 6 divisões: Navios, Naves e veículos de exploração do espaço, veículos civis e militares, Aviões e helicópteros, a linha básica e a Elephant, com peças maiores para crianças a partir de 1 ano.

Alguns modelos TENTE - Anos 80

O início dos anos 90 trouxe problemas para a Exin, mas tudo que se sabe sobre o que levou ao encerramento de suas atividades em 1993 é especulação.

Após a extinção da Exin, a também empresa espanhola Educa-Borras comprou os direitos da linha TENTE. Há muitos sites que falam da descontinuidade da linha TENTE em 2007 e outros em 2008, mas no site oficial da Educa, dois modelo ainda podem ser visualizados: São os modelos Titanic e Juan Sebastián de Elcano, cada um com suas mais de 260 peças.

Últimos modelos TENTE

Foi bom relembrar? Se você quiser continuar viajando pelo mundo TENTE, encontramos um portal que você vai gostar: Acesse latenteteca.com e divirta-se (site em espanhol).

Este artigo foi uma sugestão do leitor Leandro. O que você acha de também enviar uma sugestão de artigo pra gente? Ficaremos felizes em escrever sobre o que te traz boas recordações.

Gostei(4)Não Gostei(0)
(Visto 80 vezes)
Share on Facebook3Share on Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter